DRS-14 realiza reunião na Santa Casa com articuladoras de saúde da mulher de 20 municípios

Na manhã de quarta-feira, 12 de junho, representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS-14) utilizaram o anfiteatro da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros para a realização da reunião ordinária mensal do Comitê Regional de Vigilância e Investigação da Morte Materna Infantil e Fetal. O evento contou com a participação de articuladoras de 20 municípios da região. ASSISTA AO VÍDEO  

O provedor da Santa Casa, Francisco Antonio Alves, fez a abertura da reunião e reforçou que as portas do hospital estarão sempre abertas para esse tipo de evento. Em seguida, ele direcionou a condução dos trabalhos para a diretora do DRS-14, Patrícia Maria Magalhães Teixeira Nogueira Mollo. A responsável pelo órgão da Secretaria Estadual de Saúde citou a importância da Santa Casa para a região.

“Nós somos referência, inclusive agora, com a questão da UTI/Neonatal que está em construção aqui. Hoje, a gente recebe todos os articuladores de saúde da criança e da mulher da região, não só São João da Boa Vista, nossa articuladora de saúde da mulher do DRS, nossos funcionários e nossos técnicos, para fazer toda essa interação de políticas públicas de prevenção de cuidados à saúde da mulher e da saúde da criança. Isso tem uma importância muito grande pela relevância que a Santa Casa tem em todo o cenário da saúde pública”, disse Patrícia.

Conteúdo da reunião

A maior parte da reunião foi conduzida pela articuladora de saúde da mulher do DRS-14, Luciane Goulardins Bertelli. Situações complexas que ocorreram nos municípios da região foram trazidas pelos representantes e discutidas durante o encontro com a proposta de obtenção de esclarecimentos para possíveis melhorias.

“Eu gostaria de agradecer ao provedor Francisco, a Cintia, gerente de enfermagem, que cederam gentilmente o espaço do auditório da Santa Casa para a gente realizar a reunião ordinária do Comitê Regional de Vigilância e Investigação da Morte Materna Infantil e Fetal que é composto pelos 20 municípios. A gente discute os casos que são tristes, mas que são muito sensíveis para a gente pensar em processos de trabalho e o que nós precisamos fazer para evitar que outros casos aconteçam”, destacou Bertelli.

Presidente da Sociedade de Senhoras de Rotarianos, entidade responsável pela Casa da Gestante de São João, Carmem Silvia Coelho Pessanha também esteve presente ao importante evento de saúde.

“Essas reuniões são de grande valia porque nos orientam como lidar com certas situações. [Na Santa Casa] nós estamos muito felizes com as orientações das enfermeiras, das obstetras, do pessoal das faculdades. As nossas gestantes são bem orientadas e acolhidas. Eu me sinto feliz de poder participar [dessa reunião] representando à sociedade porque estamos diretamente ligadas à gestante, que é o foco”, finalizou Pessanha.

Outras informações no Instagram, Facebook, Youtube e Linkedin.

Últimas notícias