Oncologista orienta sobre o diagnóstico do câncer de próstata

Em tempo de Novembro Azul, o ambulatório de especialidades da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros alerta a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Depois do Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama, agora é a vez do Novembro Azul, mês de atenção ao câncer de próstata. ‘A cor muda, a luta não’. Esse é o tema abordado pelo ambulatório do hospital de São João da Boa Vista. ASSISTA AO VÍDEO AQUI 

Segundo o cirurgião oncológico Dr. José Elias Galil Filho, a doença pode ser revertida se diagnosticada na fase inicial.

“O câncer de próstata é altamente curável. Existe tratamento. É um tumor mais comum nos homens, perdendo somente para o câncer de pele. É importante fazermos o rastreio. Quanto mais o homem envelhece maior a chance de surgir o câncer de próstata”, disse o médico.

Galil reforçou que basicamente há três maneiras de investigação. “Dosagem do PSA [Antígeno Prostático Específico, que é o exame de sangue usado para verificar a saúde da próstata], toque retal e ultrassom de próstata. A gente recomenda que o paciente faça pelo menos um desses. Avaliar com o urologista o toque, se o urologista julgar necessário ele vai pedir o PSA e o ultrassom se houver indicação para o diagnóstico precoce”, afirmou o cirurgião.

O trabalho de orientação feito no ambulatório de especialidades da Santa Casa tem ajudado na conscientização. 

“O ano passado a gente teve atendimento de 107 pacientes com 45 casos de consultas de cânceres novos de próstata. Aqui, a gente acompanha o paciente desde o início do diagnóstico, do tratamento e até cinco anos para completar, com certeza, a cura”, finalizou a enfermeira Cristiane Santos Ferreira, coordenadora do setor de oncologia.

Outras informações no Instagram, Facebook, Youtube e Linkedin.