Diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta chance de cura

No anfiteatro da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros foram realizadas importantes palestras sobre a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Direcionado às colaboradoras do hospital de São João da Boa Vista, o evento fez parte das atividades finais da campanha Outubro Rosa.

Com incentivo da direção da Santa Casa, as palestras foram ministradas nos dias 27 e 28 de outubro pela psicóloga hospitalar Mariana Ricci Betti Campagna e por alunos do curso de Enfermagem da Unifeob.

À frente da iniciativa, o Departamento de Educação Continuada elaborou frases, confeccionou acessórios e promoveu ações educativas para a saúde da mulher, com destaque para a importância do autocuidado e o impacto emocional do diagnóstico para o tratamento da doença.

“É uma das questões mais importantes de proteção da mulher para conhecer algumas alterações que possam advir na caminhada da vida”, pontuou a dra. Marta Vilas Boas de Carvalho, professora da Unifeob.

Durante as atividades, foi reforçado que a descoberta da doença na fase inicial pode essencial. “Quando é feito o autoexame e é identificado qualquer tipo de nódulo ou alteração da mama, a chances de cura desse câncer de mama crescem 90% desse tratamento”, reforçou a enfermeira/obstetra Jaqueline Nogueira Costa Gonzaga, preceptora do curso de enfermagem da Unifeob.

A psicóloga Mariana disse que o trabalho não é restrito apenas durante a campanha. “O foco é o autoexame e conseguir essa conscientização de que o Outubro Rosa é um start para que o ano todo essa mulher consiga se olhar e se cuidar”, concluiu a psicóloga Mariana.

Outras informações no Instagram, Facebook, Youtube e Linkedin.