Direção da Santa Casa adquire novos aparelhos para o Serviço de Radiologia

A direção da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros adquiriu novos e modernos aparelhos para a estrutura do Serviço de Radiologia. Nesta semana, chegaram ao hospital de São João da Boa Vista duas modernas placas com a modelagem DR (Detector de Raios-X Digital) para melhorar a qualidade de análise dos exames.

São aparelhos com tecnologia avançada que irão substituir as tradicionais placas de filmes radiográficos. Junto com as placas também vieram computador e notebook. Com a aquisição, a proposta é oferecer vantagens e benefícios para os profissionais e pacientes. 

Com vasta experiência na área, o supervisor técnico do Serviço de Radiologia, Laércio Benedito Faustino Ferreira, afirmou que houve a necessidade de mudança de aparelhagem no hospital porque já não se conseguia encontrar peças de reposição para o equipamento antigo.

“A manutenção dele é inviável devido ao alto custo. O contrato de manutenção é altíssimo. Então, a Santa Casa está trocando este equipamento por duas placas mais sofisticadas e um software mais atualizado. Além do tempo de exposição, o paciente toma uma dose menor de radiação, e a gente consegue fazer imagem e mostrar para o médico no momento em que é realizado o exame. Se o médico falar: ‘eu quero que faça uma outra imagem, a gente consegue fazer no mesmo local e ele já consegue visualizar. Após a confirmação de que esse exame ficou de boa qualidade, ele é enviado para o PACS (Sistema de Imagens) onde é armazenado”, explicou Laércio.

AGILIDADE NA ANÁLISE

No momento da instalação do sistema, a tecnóloga em Radiologia Giovanna Labate afirmou que, antigamente, os técnicos faziam os exames e, às vezes, os médicos não conseguiam visualizar na hora se os procedimentos estavam adequados, o que acarretava mais tempo para a análise.  

“Com a placa DR, o técnico faz o exame e automaticamente já aparece no computador. A nitidez é completamente diferente, então, tem muito mais qualidade para o médico. Esse sistema vai ser muito eficaz na hora de realização dos exames na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e no leito”, garantiu Labate.

A direção da Santa Casa reforça que os aparelhos foram adquiridos por meio de recursos próprios e também farão a diferença durante os procedimentos no movimentado Centro Cirúrgico.

Outras informações no Instagram, Facebook, Youtube e Linkedin.