
Dra. Cristina Prata Amendola, médica intensivista e conselheira do Cremesp, fez a entrega da homenagem para Marta Damasceno (créditos/foto: Sopati)
A dedicação, o compromisso e a excelência no cuidado a pacientes em estado crítico, há 40 anos, levaram a fisioterapeuta Marta Damasceno, especialista em terapia intensiva, a ser reconhecida como a “Fisioterapeuta do Ano” pela Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (Sopati).
A homenagem foi concedida durante o 19º Congresso Paulista de Terapia Intensiva (Copati), realizado entre os dias 18 e 20 de setembro, em Campos do Jordão (SP), reunindo profissionais da medicina intensiva de todo o país.
“Ela foi escolhida entre os profissionais multidisciplinares da Medicina Intensiva pela sua grande dedicação à rotina exaustiva da especialidade, por sua conduta como orientadora de jovens profissionais e por ter uma carreira pautada no amor aos pacientes”, explicou a Sopati.
Reconhecimento inédito
Pela primeira vez, a Sopati concedeu essa distinção a uma profissional da fisioterapia, destacando a importância do papel dos fisioterapeutas nas unidades de terapia intensiva (UTIs).
“Foi uma honra imensa receber essa homenagem. É o reconhecimento da minha trajetória e o trabalho desenvolvido na Santa Casa de São João da Boa Vista. São 40 anos dedicados à fisioterapia intensiva, sendo 20 deles nesta instituição”, agradeceu Marta.
Trajetória profissional
Com uma carreira marcada por conquistas e dedicação à profissão, Marta atua como coordenadora do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa e é diretora da clínica Eafiti (Escola Avançada de Fisioterapia em Terapia Intensiva).
Além disso, exerce importante papel na formação e representação da categoria: é coordenadora do Departamento de Fisioterapia da Sopati (gestão atual) e membro do Departamento de Fisioterapia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).
Marta é especialista em Terapia Intensiva (Assobrafir/Coffito) e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em sua trajetória profissional, atuou em instituições de referência, como o Hospital Israelita Albert Einstein, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Centro Universitário São Camilo.
A direção da Santa Casa parabeniza a fisioterapeuta pela homenagem recebida e destaca o importante trabalho realizado dentro do hospital de São João há duas décadas em prol dos pacientes.
Últimas notícias

Dia do Fisioterapeuta: importância do profissional na Santa Casa

Câncer de Mama: médico reforça importância do diagnóstico precoce
