Médico orienta sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata

A área da saúde destaca no 11º mês do ano o ‘Novembro Azul’. Durante os trinta dias do mês, a proposta é aumentar a conscientização para que o público masculino, especialmente a partir dos 40 anos de idade, faça o exame para o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.

O médico do trabalho, responsável pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT) na Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, Dr. Luís Carlos Simongini, afirma que os cuidados necessários podem aumentar as chances de cura.

“A prevenção é uma verdadeira atitude de amor. É o mês de enfrentamento ao câncer de próstata. Sabemos que nos homens, o câncer de próstata é o segundo maior caso de câncer que acomete as pessoas. Perde apenas para o câncer de pele. Se diagnosticado precocemente, o índice de cura varia de 90% a 95%, chegando em alguns casos até a 98% de chances de cura.

Simongini alerta como se prevenir para evitar complicações. “Que se faça o exame de PSA, ou seja, o exame de sangue para pesquisar o câncer de próstata. É importante que a partir dos 40 anos a pessoa se submeta ao PSA e ao exame de toque prostático”, concluiu o médico.

Outras informações no site santacasasjbv.org.br, Instagram (santacasasaojoao), youtube e facebook (santacasacarolinamalheiros).

Outras informações no Instagram, Facebook, Youtube e Linkedin.