Médico reforça importância da prevenção do câncer de colo de útero

O médico Dr. Luís Carlos Simongini, responsável pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, alertou sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer de colo de útero, considerado o terceiro tipo da doença mais comum entre mulheres, ficando atrás dos cânceres de mama e colorretal.

Neste terceiro mês do ano, a área da saúde destaca o Março Lilás: Conscientização e Prevenção do Câncer de Colo de Útero.

“De uma certa forma, mulheres sexualmente ativas devem fazer anualmente o exame preventivo do câncer de colo de útero, que é o exame Papanicolau. Se você fizer o exame preventivamente, o diagnóstico precoce leva à cura total da doença. Paralelamente a isso, a Rede SUS, ela disponibiliza para meninas, entre 9 e 14 anos, e meninos, entre 11 e 14 anos, a vacina contra o HPV [Papilomavírus Humano]”, explicou Simongini.

O profissional da medicina ainda disse acerca da importância do papel da família para ajudar na conscientização da prevenção da doença.    

“É um vírus que leva ao câncer de colo de útero. Desta forma, se você levar o seu filho para que seja vacinado, usar os preservativos e fazer o exame anual de prevenção do colo de útero você poderá curar a doença no seu início”, reforçou.

O que é HPV?

HPV é uma infecção sexualmente transmissível causada pelo Papilomavírus Humano, transmitido através do contato íntimo vaginal, oral ou anal sem o uso do preservativo com uma pessoa infectada pelo vírus.

O HPV pode afetar tanto mulheres como homens, e não causar sintomas ou resultar no aparecimento de verrugas genitais, com aspecto de couve-flor ou aumentar o risco de câncer de colo de útero, intestino, reto, boca e garganta, dependendo do subtipo de HPV.

O tratamento do HPV é feito pelo ginecologista ou urologista e pode envolver a aplicação de pomadas ou ácidos nas verrugas, cauterização ou cirurgia, por exemplo.

Outras informações no Instagram, Facebook, Youtube e Linkedin.