
No segundo mês do ano, denominado ‘Fevereiro Laranja’, a área da saúde destaca a importância da conscientização sobre as leucemias. O médico do trabalho Dr. Luís Carlos Simongini, responsável pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), na Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, explica a importância do diagnóstico precoce das leucemias.
“As leucemias têm dois tipos: as linfoides e as mieloides. Podem ser agudas e crônicas. Importante entender que as leucemias crônicas tem uma sobrevida de até 20 anos e chance de cura de 70%. Já as leucemias agudas aparecem nas crianças e nos jovens e representam 30%. Quando diagnosticadas precocemente têm uma chance grande de cura. Existem vários tipos de tratamento e um deles é o transplante de medula”, explicou o médico.
A leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura, e, com isso, os especialistas alertam para sintomas como anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos. “A informação salva vidas”, finalizou Simongini.
Últimas notícias

Humanização: paciente elogia atendimento

Primeiro Curso de Gestante de 2026

