
A parcela extra de R$ 20, inserida no carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de São João da Boa Vista, paga de forma opcional pelo contribuinte, permitiu que a Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros adquirisse um novo e moderno aparelho de monitorização anestésica para o centro cirúrgico.
Trata-se de uma ferramenta chamada BIS (Índice Bispectral), que ajusta a dose dos anestésicos e garante maior segurança ao paciente durante a anestesia geral. O provedor da Santa Casa, Francisco Antonio Alves, agradeceu ao apoio fornecido pela população para a aquisição.

“Esse equipamento custou aproximadamente R$ 20 mil e foi adquirido com recursos provenientes do pagamento da parcela extra do IPTU. Esse dinheiro foi arrecadado pela Prefeitura e repassado para a Santa Casa. Nós compramos esse equipamento que é de suma importância para o centro cirúrgico e pacientes”, afirmou Alves.
Já operando o BIS, o médico anestesista Fabiano Gaspar explicou a funcionalidade do aparelho em termos de segurança. “Ele nos permite administrar a quantidade exata de anestesia. Com isso, a gente consegue individualizar a anestesia de acordo com as comorbidades, idades e particularidades de cada paciente. Diminui o delírio pós-operatório e faz com que o paciente tenha uma recuperação muito mais rápida e alta precoce”, destacou Gaspar.
Desde 2019, a Santa Casa tem a ajuda da parcela extra do IPTU. O provedor do hospital reforçou que o apoio é essencial, pois o destino do dinheiro é sempre para melhorias em alas do Sistema Único de Saúde (SUS), onde a maioria dos pacientes é atendida.
“Vamos pedir a todos os nossos munícipes que contribuam com essa parcela que vem no IPTU para que possamos renovar o nosso parque tecnológico e melhorar cada vez mais o atendimento com novos equipamentos que precisamos adquirir”, finalizou Francisco.

Últimas notícias

8ª Caminhada Mais Saúde dia 15 de novembro

Dia do Fisioterapeuta: importância do profissional na Santa Casa
