
A Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros alcançou um marco significativo na assistência hospitalar: 100 dias sem infecções registradas nos 20 leitos das duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Gerente de enfermagem do hospital de São João da Boa Vista, Cíntia Carla Mometti explica que o registro reflete os investimentos proporcionados pela direção da Santa Casa e o trabalho sério desempenhado pela equipe multiprofissional.
“A nossa equipe luta para zerar as infeções. É um trabalho feito a muitas mãos. Agradeço ao empenho das equipes médicas, enfermagem, fisioterapia, higienização, assim como a Comissão de Controle Interno de Infecção Hospitalar (CCIH), Departamento Municipal de Saúde e Departamento Regional de Saúde (DRS-14). Trabalhamos todos alinhados para um desfecho favorável ao nosso paciente intensivo”, reforçou a gerente.
Para atingir os 100 dias sem infecções, houve a aplicação de protocolos rigorosos de controle a infecções, além da capacitação dos profissionais. Um dos fatores fundamentais envolveu a participação do hospital no Proadi-SUS — “Saúde em Nossas Mãos”. Trata-se de um programa do governo federal para reduzir riscos de infecções nas UTIs.
“Nós traçamos planos, ações e projetos para sustentar melhorias e conceitos de mudança com todos os cuidados de prevenção a infecções”, afirmou o enfermeiro Leonardo Albino, coordenador da UTI 2.
No Proadi-SUS, a Santa Casa foi escolhida junto com outros 299 hospitais do país via seleção e avaliação. Desde o ano passado, essa capacitação tem sido feita por profissionais especialistas do hospital Albert Einstein.
Agora, o objetivo da direção é dar sequência aos resultados alcançados e manter a taxa de infecção zerada para garantir a segurança dos pacientes intensivos.

Últimas notícias

Vaga para Auxiliar Administrativo/Recepcionista

Vaga para Técnico de Enfermagem
