Trabalho do Setor de Lavanderia da Santa Casa
A Lavanderia da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros lava por mês de 20 a 25 mil quilos de peças de todo o enxoval do hospital de São João da Boa Vista.
Para manter a qualidade dos serviços, o setor reúne uma dedicada e competente equipe de profissionais. “É um setor que está ligado indiretamente ao paciente. As colaboradoras não imaginam o quanto são importantes para o hospital”, destaca a coordenadora Nathália Valim.
Trata-se de um processo que envolve várias etapas. Levadas à Lavanderia, as peças sujas (fronhas, lençóis, cobertores) param na balança onde é feito o registro da quantidade consumida. Em seguida, antes da lavagem, tudo é separado por tipos de sujeira, cor e tecido.
Depois, o enxoval vai para a centrífuga (para retirar a umidade), secadora, máquina de passar e dobragem manual, até ser embalado e pronto para o uso. “Trabalhar aqui é muito gratificante porque eu sei que de alguma forma eu estou colaborando com os pacientes”, afirma auxiliar Juliana Lourenço.
Recentemente, a Lavanderia passou por uma grande reforma. Mais um trabalho que contou com apoio de empresas e voluntários da cidade. “Imagina se o paciente precisa de lençóis, fronhas, e não tem uma lavanderia para dar suporte? Então, arrecadamos o dinheiro e conseguimos, graças a Deus. Hoje a gente vê tudo funcionando e os funcionários satisfeitos”, disse José Carlos Guilgin, membro da Mesa Diretora.